Pular para o conteúdo

Kgm Compressores

R. Agostino Togneri, 573 | São Paulo | SP​

+55 (11) 5541 5209 / 5541 5213

Uma das grandes dúvidas dos motoristas e frotistas é na hora de escolher as peças que vão ser utilizadas na substituição. Apesar de ser um questionamento comum, a tarefa não é tão complexa quanto parece.

Para saber o que avaliar antes de escolher as peças do caminhão é preciso levar em consideração algumas dicas. Veja.

Entenda quais são as necessidades do caminhão

Antes de pensar em escolher as autopeças do caminhão é fundamental entender quais são as suas necessidades. Isso porque as características de um caminhão mudam de acordo com o modelo, tipo e ano. Assim, o primeiro passo para garantir uma escolha adequada é entender as necessidades do veículo.

Por meio do diagnóstico de uma frota é fácil identificar, entre outras questões, quais são os itens que mais desgastam em cada modelo. Além disso, essa avaliação permite identificar quais caminhões demandam manutenções com mais frequência.

A partir desse diagnóstico e avaliação das necessidades de cada veículo fica mais fácil buscar o fornecedor adequado.

Rotina de utilização dos caminhões

Outro aspecto que deve ser levado em consideração, é a rotina de utilização dos caminhões. Vamos pensar em um exemplo prático: se o veículo roda a maior parte do tempo em estradas com pavimentação deficiente e estradas rurais, provavelmente demandará uma atenção especial com relação aos pneus e as suspensões.

Assim, na hora de definir as peças será importante considerar a escolha por sistemas mais resistentes e confiáveis, o que reduzirá o risco de problemas e aumentará o tempo entre as substituições de peças.

O preço pode fazer toda a diferença

Muito embora o custo da peça seja um aspecto que deve ser considerado, ele não pode ser o fator decisivo na hora da troca. Em se tratando de transportes, o custo deve ser aliado a outros dois fatores: segurança e durabilidade.

Por isso, na hora de escolher a peça e o fornecedor é fundamental equilibrar esses três aspectos: preço, qualidade e durabilidade. Muito embora as peças de qualidade superior tenham um preço elevado, é preciso ter em mente que esse custo também representa maior segurança para o motorista e durabilidade.

Com uma peça mais cara e com maior durabilidade, o custo-benefício será maior já que o tempo de substituição será maior em relação a uma peça mais barata e de baixa qualidade.

Bons fornecedores são essenciais

A troca de peças e escolha de produtos confiáveis estão relacionadas à escolha dos fornecedores. Por se tratar de uma atividade que depende da segurança, lembre-se sempre de priorizar bons fornecedores.

Assim, escolha fornecedores confiáveis, que atendam às necessidades do veículo de forma comprometida, qualificada, eficiente e ágil.

Você não quer correr o risco de manter o seu caminhão parado por falta de peças para a manutenção ou por atraso do seu fornecedor, não é mesmo? Além de custar caro, isso pode prejudicar a relação com os seus clientes.

É por isso que a KGM preza pela qualidade de cada componente para as peças fabricadas, e garante que a nacionalidade seja reconhecida. Assim, criando um vínculo de confiança em cada parte do processo.